gototopgototop
E-mail Imprimir PDF

Expedição de motoplanadores em Luis Eduardo Magalhães (LEM)


Tudo começou quando o Nader Couri me falou há alguns anos sobre uma expedição de motoplanadores, da qual costuma participar junto com o Sergio Andrade.  As fotos incríveis feitas pelo Nader me deram a certeza de que este era um passeio do qual queria participar!  Faltava "apenas" concluir o meu CPR. Agora, em 2011 eu já possuía todos os pré-requisitos, então mãos à obra!


Além de ter a certeza de que iria brincar à vontade nas térmicas por vários dias seguidos, esta seria também a minha maior navegação até o momento.  O planejamento começou com dois meses de antecedência e incluiu a instalação de um comutador de bancos de baterias e um FLARM (instrumento para detectar tráfego / proximidade de outros planadores, também equipados com este instrumento), gentilmente cedido pelo Fabio Moraes.  O plano original era de voarmos até a Serra da Capivara, Piauí e pelo que se fala não existem muitas opções de pouso fora dos aeródromos.  A instalação de uma seletora de bancos de baterias se mostrou um passo importante, tendo em vista a longa duração dos vôos e proporcionando a tranquilidade de que teria uma bateria cheia, caso precisasse.


Mais uma novidade para mim foi experimentar o Sinus no nível 105.  Foi um vôo extremamente liso, com a camada de CUs por volta dos 8500 pés - próximo de Paracatú, a fumaça que se acumulava em baixo das núvens forçou a minha descida para 7500 pés.  Completei a primeira perna planejada pousando no aeródromo de Botelho (SIQE) em Brasília, com 5h e 40min de vôo e tendo gasto 60 litros de AVGas.  Parti com um amigo local para LEM na manhã seguinte.


A estrutura de LEM é especial: o aeródromo (SSQZ) fica a uma distância de dez quilômetros da cidade e existe pouso à vontade ao seu redor.  A quantidade de arados, pivots e pistas para aviação agrícola daquela chapada impressionam, são uma prova da riqueza local e permitem um vôo extremamente tranquilo.  A pista possui 1300 x 30m e é muito bem cuidada, conferindo uma operação segura para os planadores de 25 metros de envergadura.  Conta também com abastecimento, característica cada vez mais rara na medida em que se voa para o norte.


 Infelizmente, houve um problema mecânico com um dos Stemmes e este acabou ficando no chão por dois dias.  Como para voar no Piauí uma das premissas era de que todos precisávamos estar com as aeronaves perfeitas para garantir que não haveria um pouso fora, o "campo gravitacional" do conforto de LEM acabou nos segurando pelo restante da semana.

 


Foram vários dias de vôos excelentes mesmo com a presença constante das núvens cirradas.  Muitas vezes registrávamos térmicas com médias superiores a 4 m/s e nossos vôos duravam de quatro a seis horas.  Tipicamente usavamos o motor durante quinze minutos para decolar e colocar uma altura inicial para depois passarmos para o vôo planado pelo restante do dia.  Embora sempre opere no circuito de pouso no Clube Céu sem o uso do motor (este fica na marcha lenta e todo o circuito é feito usando somente os flaps e spoilers para freiar ou acelerar o avião), lá pude experimentar meus primeiros pousos com o motor desligado.  Mais uma barreira psicológica quebrada!


Foram vários vôos de 250km ou mais no Sinus e no Ximango, enquanto os “irmãos grandes” voavam entre 500 e 800 km por dia!  A profusão de geladeiras de isopor e bebidas geladas garantia o início da nossa confraternização ainda no entardecer no aeródromo, seguindo noite adentro durante nosso jantar no hotel.


No último dia da expedição, voamos todos de LEM para Formosa, próximo a Brasília.  Começamos o vôo um pouco mais cedo do que o habitual, com uma condição fraca que nos fez acionar o motor do Sinus três vezes.  Por volta do meio-dia, a condição finalmente "ligou" e pudemos voar 250 km "na vela" com muitos cúmulos espalhados pelo céu.


A volta para o Rio foi um exercício de paciência, devido a outra frente que lambia o litoral.  Interrompi a viagem em Campo Belo no sul de Minas Gerais devido ao mal tempo em rota e no dia seguinte após checar as previsões menos que perfeitas para o litoral, decolei sob um céu de brigadeiro, mas preparado para uma nova escala. Foi possível seguir a rota com segurança até depois de Vassouras, onde o teto caía consideravelmente. Apesar da proximidade de casa, optei por encerrar o vôo pousando em uma pista de terra em Valença.  O dia seguinte amanheceu com condições favoráveis e pude então completar meu vôo com tranquilidade.


O que dizer mais sobre esta viagem?  Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora. Certamente tentarei participar da próxima edição!  Quem sabe não vamos à Serra da Capivara em 2012?


Links:

Vídeo do Sinus em LEM:  http://www.youtube.com/watch?v=5o4tTSSGRF4

Planadores nos ceus de LEM 2011: http://www.youtube.com/watch?v=YISZ9S2SwEQ

Blog com fotos e experiências: http://motoplanadores.blogspot.com/
Próx. Ant.

Assembleia Geral - Eleições para…

08 Dez 2015

  Conforme estabelece o Artigo 30, parágrafo I do Estatuto Social vigente, no próximo dia 12 de dezembro realizaremos a Assembleia Geral com o fim específico de eleger metade do Conselho...

Leia aqui

Clube CEU 30 Anos - Comemorações…

26 Out 2012

Clube CEU 30 Anos - Comemorações e Repercussão na Imprensa

    Nos últimos dias 20 e 21 de Outubro o Clube CEU celebramos 30 anos de existência.    Foram dois dias de celebração, muitos voos , atrações e, sobretudo, a emoção...

Leia aqui

Esquadrilha CEU no SporTV News

05 Set 2012

Esquadrilha CEU no SporTV News

 O Programa SporTV News apresenta a Esquadrilha CEU.

Leia aqui

Esquadrão Puma sobrevoa o Clube …

28 Ago 2012

Esquadrão Puma sobrevoa o Clube CEU

No dia 19/06/2012, numa bela manhã de domingo e céu azul, o Clube CEU registrou a passagem em formação diamante de quatro helicópteros H-34 Super Puma do 3º/8º GAV.

Leia aqui

Esquadrilha CEU (Vídeo)

12 Ago 2012

Esquadrilha CEU (Vídeo)

No início de Agosto nossa Esquadrilha CEU idealizou um belo vídeo contendo imagens memoráveis. Trata-se de uma produção dirigida pelo Cmte. Pedro Paiva. Nestas imagens a Esquadrilha CEU é registrada...

Leia aqui

Projeto Brasileiro Nascido no Cl…

01 Mai 2012

Projeto Brasileiro Nascido no Clube CEU ganha importante prêmio nos EUA.

O projeto brasileiro da aeronave Seamax foi escolhido pelos juizes da 38ª Edição da " Sun & Fun International Fly-in & Expo" sendo premiado como"Oustanding best commercial LSA Aiplane".

Leia aqui

O Comandante das 200 pistas

16 Mar 2012

O Comandante das 200 pistas

Tive a minha primeira aula em Santa Cruz da Conceição (SP), ainda no Orion F1 A Eagle da fábrica. Junho 2004. Neste momento já havia comprado o PU-EVE, mesmo sem...

Leia aqui

Volta ao Mundo com o VIRUS SW pa…

08 Fev 2012

Volta ao Mundo com o VIRUS SW passa pelo Clube CEU

A grande viagem começou, com mais um desafio para este piloto em sua segunda volta ao Mundo, a primeira ocorreu alguns anos atrás com um SINUS. Desta vez a sua viagem...

Leia aqui

Matevz GreenLight World Flight -…

03 Fev 2012

Matevz GreenLight World Flight - Clube CEU - Rio de Janeiro

Assista abaixo ao vídeo do Cmte. Alan Morrison sobre a visita do Matevz Lenarcic ao Rio de Janeiro - Clube CEU.

Leia aqui

Eleição para o Conselho do Clube…

02 Dez 2011

Eleição para o Conselho do Clube CEU

Sábado, dia 03/12/2011, foi realizada, na sede do clube CEU  a eleição para renovação dos membros do conselho do clube.  

Leia aqui

CEU 29 anos, a festa (Trailer)

26 Out 2011

CEU 29 anos, a festa (Trailer)

  Festa dos 29 anos de fundação do Clube CEU contou com uma exibição da Esquadrilha da Fumaça.

Leia aqui

Exemplo de superação e paixão pe…

21 Out 2011

Exemplo de superação e paixão pelo vôo

A americana Jessica Cox é a primeira pessoa que não possui os dois braços a receber brevê de piloto.

Leia aqui

Mais um voo espetacular no moto…

08 Out 2011

Mais um voo espetacular no  motoplanador S 10

Os pilotos Sergio Andrade e Nader Couri em mais um voo espetacular a bordo de um motoplanador S 10 no nordeste do Brasil.

Leia aqui

CEU no Zona de Impacto - SporTv

03 Out 2011

CEU no Zona de Impacto - SporTv

Assista abaixo à matéria do canal SporTV com a jornalista Mariana Cartier numa conversa com pilotos do Clube CEU e realizando um vôo panorâmico e acrobático.

Leia aqui

Expedição de motoplanadores em L…

30 Set 2011

Expedição de motoplanadores em Luis Eduardo Magalhães (LEM)

Tudo começou quando o Nader Couri me falou há alguns anos sobre uma expedição de motoplanadores, da qual costuma participar junto com o Sergio Andrade. As fotos incríveis feitas...

Leia aqui

Olho Verde é Olho Aberto

20 Set 2011

Olho Verde é Olho Aberto

Palestra com o biólogo Mário Moscatelli no Clube CEU marca o início de parceria com pilotos em defesa do meio ambiente.

Leia aqui

Clube CEU na TV (Vídeo)

12 Set 2011

Clube CEU na TV  (Vídeo)

No dia 10 de setembro de 2011 recebemos a equipe da TV Record para uma gravação sobre o nosso Clube CEU. Assista à matéria.

Leia aqui

Clube CEU presta homenagem à mem…

18 Ago 2011

Clube CEU presta homenagem à memória de Armando Nogueira

    Era voando que o gênio das palavras, Armando Nogueira, dava asas à imaginação. Assista à reportagem especial produzida pelo canal EsporTV sobre as homenagens que produzimos em memória do aviador e...

Leia aqui