gototopgototop
E-mail Imprimir PDF

ABS Indústria de Aeronaves cria o primeiro anfíbio avançado com flutuadores brasileiro


anfibio2_jul2011Um avião capaz de pousar na água e navegar no mar ou em rios. O primeiro anfíbio  avançado  com flutuadores fabricado no Brasil trata-se do mais novo modelo do FK Super, produzido pela ABS Indústria de Aeronaves, que está em fase final de testes para começar a ser comercializado.  Uma boa notícia para os pilotos aerodesportivos, já que o Brasil, e principalmente o Rio de Janeiro, são solo fértil – ou melhor – extensões de praias e rios mais do que adequadas para este tipo de avião, como aposta o diretor da fábrica e amante da aviação Durval Farias.


“O Brasil é o lugar do avião anfíbio. Eu mesmo tenho necessidade de pousar na porta da minha casa no Rio de Janeiro. O modelo FK Super já é pioneiro há 20 anos, mas acredito que agora estamos inovando de vez a aviação desportiva com o anfíbio”, acredita.

anfibio1_jul2011

 

A equipe acaba de retornar da primeira exposição da aeronave para o público na Exponáutica, realizada entre os dias 23 e 26 de junho, em Biguaçu, Santa Catarina.

 

“O avião anfíbio é uma grande tendência no Brasil e oferece mais segurança aos pilotos, que podem fazer pousos e também taxiar na água. Na feira, todos queriam conhecer a aeronave. Fomos a atração principal”, diz Durval, que realizou testes com a aeronave no dia 18, no Clube CEU.


Um modelo que já nasceu inovando


anfibio3_jul2011O pioneirismo da ABS é marca de sua história de mais de 20 anos no mercado brasileiro. O FK Super foi introduzido no Brasil no ano 2000, inspirado no modelo alemão FK, que possui mais de 800 aviões fabricados no mundo. Mas foi somente a partir de 2003, que o modelo tradicional da aeronave foi nacionalizado já com diversas adaptações.


“O processo de fabricação das asas é diferente de todos os outros de qualquer lugar do mundo. A asa é fabricada inteiriça e depois de seccionada é que são separadas as superfícies de comando do Flap e Aileron.  Para dar mais leveza, são utilizados materiais como fibras de vidro, carbono e resina epox com o processo feito a vácuo com composite”, explica Sérgio Ribeiro Filho, responsável técnico da ABS.


O FK Super pesa 360 quilos. Por ser um modelo aerodesportivo, pode ter no máximo 600 quilos no momento da decolagem, somando os pesos da aeronave com meio tanque de combustível e transportando duas pessoas: o piloto e o acompanhante.

Aviação desportiva –  Para dar um perfil mais desportivo à aeronave, a ABS corrigiu o centro de carga, diminuiu o tamanho das asas e produziu o Flap e o Trim automáticos, aumentando o espaço dentro da cabine. No anfíbio, até o leme é elétrico.


anfibio4_jul2011Outra novidade foi a adição de um porta-luvas similar aos que existem em automóveis, oferecendo mais conforto e segurança ao piloto, que não precisa voar com a carta de voo sempre à mão.

A segurança é um dos fatores mais importantes desta aeronave, que dispõe das chamadas células de sobrevivência – estruturas que ligam todos os módulos do avião e que reduzem os impactos em um acidente.


“Há também o paraqueda balístico, que sustenta todo o peso do avião até a chegada ao solo. Por ser inspirado em um modelo alemão, este é um item obrigatório”, explica Sérgio. 

O FK Super possui ainda dispositivos para facilitar a amarração quando está estacionado na pista, já que para pilonar, basta um vento de 90 km/h de frente para o avião.

Atualmente, a ABS tem capacidade para fabricar mensalmente três aviões FK Super ou cinco kits, o que equivale a todas as estruturas da aeronave sem a montagem, instrumentos e motor. A empresa também apoia na regularização de documentos e realiza todos os testes antes da entrega.

 

Tendências do aviador brasileiro

     

 

Os aviões fabricados pela ABS são personalizados desde o seu interior até à pintura. Mais uma forma de o consumidor brasileiro mostrar a sua criatividade. 


“Existe a tendência do brasileiro de querer aviões mais sofisticados, com instrumentos que podem ser analógicos ou digitais com telas em Led, por exemplo, o que geralmente deixa o avião mais pesado. As próprias empresas estrangeiras tiveram que se adaptar ao gosto dos nossos pilotos, que começaram a exigir melhores acabamentos”, aponta Durval.


  Só para se ter uma ideia, o empresário já se adiantou às tendências e irá produzir todos os anfíbios com um material mais resistente e à prova d’água, o Neoprene.  O modelo terrestre pode ser produzido até com bancos forrados em couro. Aí, a aeronave fica ao gosto do freguês.

 

Assista ao lado ao vídeo que inspirou a fabricação do avião no Brasil.

 

 

 

Próx. Ant.

Pontos de abastecimento

27 Fev 2013

Pontos de abastecimento

Disponibilizamos a planilha contendo os postos de abastecimento disponíveis em todo o Brasil.   Clique aqui para download.

Leia aqui

Palestra sobre Segurança Operaci…

08 Ago 2012

Palestra sobre Segurança Operacional

No dia 17 de Agosto às 19:00h acontecerá no Clube CEU uma palestra sobre segurança operacional.   Esta é mais uma atividade técnica promovida com o intuito de aprimoramento opercional de nossos...

Leia aqui

Procedimento para os pilotos qu…

24 Jun 2012

Procedimento  para os pilotos que fazem exame médico no CEMAL

Foi publicado recentemente um novo procedimento para os pilotos que se submetem ao exame médico no Centro de Medicina Aeroespacial - CEMAL. Desde 01 de Junho de 2012 o...

Leia aqui

Regras Operacionais

30 Mar 2012

Regras Operacionais

Conheça as novas regras operacionais em vigência no aeródromo do CEU.

Leia aqui

Viajando no Graf Zeppelin

30 Nov 2011

Viajando no Graf Zeppelin

Em 1933, os alemães vieram ao Brasil, para projetar um hangar para as aeronaves, em Santa Cruz. Tal hangar, pré-fabricado, foi construído pela Guttehoffnungshutte Aktien Geselschaft,...

Leia aqui

Um é melhor que dois

30 Set 2011

Um é melhor que dois

Em matéria de segurança, quem ganha o embate: o o monomotor ou o bimotor? Uma das grandes discussões do voo esportivo diz respeito à comparação entre a segurança de um...

Leia aqui

O repouso do Hércules

06 Set 2011

O repouso do Hércules

Um mundo no meio do deserto. Bravos guerreiros do céu repousam sob o sol quente em variados lugares do planeta.

Leia aqui

Tarifas Aeroportuárias em vigor …

30 Ago 2011

Tarifas Aeroportuárias em vigor a partir de 14/3/201

Novos valores em vigor a partir de 14/3/2011 (para aeroportos da rede INFRAERO)

Leia aqui

Veterano de aço

02 Ago 2011

Veterano de aço

Ele foi o grande líder dos céus por quase 40 anos, ostenta o título de avião mais conhecido da história e é utilizado até pela Nasa no tranporte...

Leia aqui

Cronologia da aviação

29 Jul 2011

Cronologia da aviação

A história da aviação começa muito antes do surgimento dos primeiros aviões. O primeiro desbravador do ares foi curiosamente o balão. Na cronologia, vemos os primeiros voos, a...

Leia aqui

Asas à realidade

13 Jul 2011

Asas à realidade

A paixão pela aviação desportiva é compartilhada por muitos, porém, alguns vão mais além e buscam tornar esse prazeroso hobby em uma realidade para outros tantos ao montarem uma escola...

Leia aqui

ABS Indústria de Aeronaves cria …

13 Jul 2011

ABS Indústria de Aeronaves cria o primeiro anfíbio avançado com flutuadores brasileiro

  Um avião capaz de posar na água e navegar no mar ou em rios. O primeiro anfíbio  avançado  com flutuadores fabricado no Brasil trata-se do mais novo modelo do FK...

Leia aqui

Interdição das Operações de 16 a…

13 Jul 2011

Interdição das Operações de 16 a 24 de Julho de 2011

As operações em SDIN ficarão suspensas a partir da zero hora do dia 16/07 até o dia 24/07. Acontecerá no Rio de Janeiro a 5º edição dos Jogos Mundiais Militares. ...

Leia aqui

Ultra Pilot é credenciada para f…

05 Jul 2011

Ultra Pilot é credenciada para formação de pilotos CPD/CPR

A Agência de Aviação Civil (ANAC), em uma portaria de número 1069/SSO, de 1º de junho de 2011, confirmou a Ultra Pilot

Leia aqui

Charme e curiosidade em aeroport…

28 Jun 2011

Charme e curiosidade em aeroportos

Aeroportos são lugares de passagem. Para algumas pessoas, como executivos, é até uma segunda casa, por passarem tanto tempo a espera de vôos e transitando entre uma metrópole...

Leia aqui

NOTAM D1055/2011 SBRJ

21 Jun 2011

NOTAM D1055/2011 SBRJ

Importante NOTAM vigente até 28/08/2011.

Leia aqui

Os Gigantes do Céu

08 Jun 2011

Os Gigantes do Céu

O avião é até hoje o meio de transporte mais rápido, seguro e eficiente já construído pelo homem. Como é comum entre a espécie humana, a superação de limites também...

Leia aqui

Funcionamento e controle do espa…

06 Mai 2011

Funcionamento e controle do espaço aéreo brasileiro - Vídeo

Saiba porque a precariedade na infraestrutura dos aeroportos prejudica o trafego aéreo e conheça o que mudou no setor.

Leia aqui