gototopgototop
E-mail Imprimir PDF

A paixão pelo vento

Como nasceu o interesse pelos aviões do Comandante Barbará

 

barbara2_ago2011Engenheiro civil por formação, o Comandante João Barbará, é, seguramente, um grande explorador dos céus e mares cariocas. Aos 60 anos de experiência, ele revela que ainda se lembra quando essa paixão pelo ar começou. "A verdade é que eu nasci gostando de avião. Não sei por que".


O nascimento dessa paixão foi mesmo cedo, na simpática Uruguaina, Rio Grande do Sul. Na cidade que ostenta hoje o título de maior porto seco da América Latina e terceiro maior do mundo, o pequeno Barbará se lembra de ir direto da missa para o grande evento que reuniu as maiores autoridades da cidade e também do país: a inauguração do aeroclube da cidade. "Eu me lembro que entre os convidados, estava o Salgado Filho, na época, Ministro da Aeronáutica", conta. Barbará não tinha mais do que 12 anos e ficou encantado com o primeiro avião que viu, doação de seu avô Baldomero Barbará ao clube. "Na época, o (Assis) Chateabriand pressinou os empresários, como o meu avô, a fazerem doações e ele comprou um Piper, como um ultraleve hoje. Era um avião pequeno, um monomotor", detalha.

  


 
 Com a admiração, veio também a vontade de comandar essa máquina que fascina a humanidade desde o início dos tempos. Voar era algo que Barbará precisava fazer. "Quando completei 17 anos, estava determinado a tirar o brevê. Mas meus pais acharam que era muito perigoso e me proibiram. Eu deveria me dedicar ao serviço militar obrigatório que estava  por vir". Mas os caminhos do destino fizeram com que o acidente de um amigo próximo durante o treinamento no exército o empurrasse direto pelo ar. "Infelizmente, ele perdeu um rim e isso marcou muito meus pais. Então, eles mudaram de ideia e começaram  a achar que perigoso mesmo era eu servir". E lá se vão seis décadas com a licença de piloto na mão.

 


barbara1_ago2011


"É a experiência que traz essa capacidade de filosofar em um vôo"


Barbará

 


A primeira aeronave veio há 35 anos atrás. Em 1976, Barbará adquiriu um Piper Path Finder para fugir das longas filas e evitar os aviões antigos disponíveis para os aluguéis, mesmo ano em que sofreu seu primeiro grande acidente aéreo. "Tivemos uma pane e caímos no que hoje é a Avenida Aberlardo Bueno. Uma senhora vinha em uma Brasília e chuviscava um pouco. Nós desviamos porque vimos que ela não estava acreditando no que via. Imagine só, você estar dirigindo e de repente vir um avião em alta velocidade na sua direção?", relata.


Barb
 ará conta ainda que precisou desviar bastante para evitar que a asa da aeronave atingisse o automóvel e provocasse, além da batida, uma explosão do tanque de gasolina: "Mas quando nós desviamos dela, tivemos que bater nas placas de trânsito. A terceira levou tudo embora: asa, trem de pouso, rabo... Isso que dizem que você vê toda sua vida como num flash num momento como esse não é verdade. Pelo contrário. O seu cérebro funciona muito rápido e o resto, devagar. Eu me lembro de pensar: "puxa, esse avião não vai parar, não?", lembra. Balanço do incidente: perda total da aeronave, nenhum ferido e uma bela história para contar.


barbara4_ago2011E quem pensa que isso pode ter intimidado Barbará, se engana. De lá para cá, o comandante teve outras cinco aeronaves, entre monomotoras e bimotoras. A última é a mais diferente, um anfíbio com prefixo Echo Papa Mike de cerca de quatro metros e capacidade para duas pessoas: "Comprei do Edson (Pimentel) em 2007 que brincava ser um avião com pedigree". Barbará ressalta a dificuldade extra de se ter um anfíbio porque para pousá-lo na água, é preciso que o mar esteja muito calmo. Estranho? Nem um pouco. Outra grande paixão de Barbará é velejar, esporte que ele praticou por muitos anos em substituição ao voo esportivo.


 Quando perguntado sobre qual dos dois esportes seria o mais difícil, Barbará esclarece que ambos dependem do vento, e por isso, se assemelham. Mais do que por questões de preparo físico, o voo leva o trofeu de esporte mais sereno. "Acho que o veleiro exige um preparo físico maior. O avião precisa de saúde, mas não necessariamente de preparo físico. No veleiro, você tem que saber e estar preparado para ficar noites à fio no frio, comer mal, ficar andando inclinado dentro do barco...".


F
oi através do anfíbio que Barbará diz ter, finalmente, conciliado suas duas formas de amar o vento. E é com ele que o comandante tem conseguido apreciar paisagens inesquecíveis como as de Angra dos Reis e Saco do Céu: "As mais bonitas estão alí naquela região", opina.


As vistas são tão fascinantes que inspiraram o comandante a se lembrar da paisagem que ele julga ser a mais impressionante que já viu. "O que mais me encanta são os dias em que há muitas nuves e chuva, porque você passa aquela chuva fina e, de repente, como numa explosão, você vê aquele tapete branco e aquele céu azul espetacular".


Hoje, com experiência de sobra na aviação esportiva, Barbará consegue compreender a maestria que é poder filosofar sobre esse esporte, esse hobby, essa arte que é voar. "Só depois de um bom tempo você consegue entender que nos primeiros voos você não curte nada. Não dá porque você está tão preocupado em não errar, em não esquecer as coisas, que você não consegue aproveitar. Por isso também os primeiros voos são tão marcantes. É a experiência que traz essa capacidade de filosofar em um voo", termina.

Próx. Ant.

Vai voar pra onde?

18 Mai 2015

Vai voar pra onde?

Vem chegando o final de semana, a meteorologia prevendo bom tempo, avião e carteiras em dia e tem Avgas disponível - prá onde eu vou? Claro, tem os destinos clássicos...

Leia aqui

Churrasco de Confraternização

05 Jun 2014

Churrasco de Confraternização

Um churrasco na comunidade aeronáutica Aero Rural Bom Jardim onde o Clube CEU está temporariamente instalado. Foi uma oportunidade para rever amigos e comemorar a união da Família CEU.

Leia aqui

Chega a Mangaratiba a imagem de …

05 Ago 2013

Chega a Mangaratiba a imagem de N.S de Loreto

Em 3 de agosto de 2013 chegou ao Novo CEU em Mangaratiba a imagem de N.S de Loreto. O traslado da sede na Barra até Mangaratiba foi feito pelo nosso Presidente.

Leia aqui

Clube CEU 30 Anos - Comemorações…

26 Out 2012

Clube CEU 30 Anos - Comemorações e Repercussão na Imprensa

Nos últimos dias 20 e 21 de Outubro o Clube CEU celebramos 30 anos de existência.    Foram dois dias de celebração, muitos voos , atrações e, sobretudo, a emoção...

Leia aqui

Clube CEU 30 Anos - Comemorações…

26 Out 2012

Clube CEU 30 Anos - Comemorações e Repercussão na Imprensa

    Nos últimos dias 20 e 21 de Outubro o Clube CEU celebramos 30 anos de existência.    Foram dois dias de celebração, muitos voos , atrações e, sobretudo, a emoção...

Leia aqui

CEU Visita a Fazenda Estrela Dal…

10 Set 2012

CEU Visita a Fazenda Estrela Dalva

No mês de Agosto o Clube CEU foi gentilmente convidado a visitar mais uma pista.   Trata-se da Fazenda Estrela Dalva, localizada em Além Paraíba, situada às margens do Rio...

Leia aqui

9º ERANN - Encontro Regional Aer…

03 Jul 2012

9º ERANN - Encontro Regional Aerodesportivo Norte e Nordeste

  9º ERANN -Encontro Regional Aerodesportivo Norte e Nordeste, em Fortaleza - CE, no período de 14 a 16 de setembro de 2012, na sede do Catuleve – Clube de...

Leia aqui

Evento Comemora os 60 anos da Es…

27 Abr 2012

Evento Comemora os 60 anos da Esquadrilha da fumaça

Dias 12 e 13 de maio de 2012, Pirassununga - SPA   - abertura dos portões: 08:00h   Onde: ACADEMIA DA FORÇA AÉREA Estrada de Aguaí, s/nº - Campo Fontenelle - Pirassununga-SP A partir das...

Leia aqui

Almoço de Páscoa no CEU

11 Abr 2012

Almoço de Páscoa no CEU

O almoço de Pascoa no nosso clube realizado no dia 08 de abril de 2012 foi um sucesso, com animador para a criançada e distribuição de...

Leia aqui

Visita da ACRO ao CEU

28 Mar 2012

Visita da ACRO ao CEU

Representantes da ACRO (Associação Brasileira de Acrobacia Aérea) visitaram o CEU no último fim de semana. Vieram acompanhar o trabalho desenvolvido pelos pilotos da Esquadrilha CEU. Um dos principais objetivos...

Leia aqui

CEU- A festa de 29 anos (Vídeo)

01 Nov 2011

CEU- A festa de 29 anos (Vídeo)

Assista ao filme da festa de comemoração dos 29 anos do Clube CEU. Um churrasco seguido de uma espetacular apresentação da Esquadrilha da Fumaça e um tremendo show...

Leia aqui

Clube CEU 29 Anos

19 Out 2011

Clube CEU 29 Anos

O clube CEU está comemorando 29 anos. Veja a programação comemorativa completa .

Leia aqui

Jornada americana

31 Ago 2011

Jornada americana

A grande viagem do Comandante Barbará e seus amigos pelos céus americano

Leia aqui

A paixão pelo vento

24 Ago 2011

A paixão pelo vento

Engenheiro civil por formação, o Comandante João Barbará, é, seguramente, um grande explorador dos céus e mares cariocas.

Leia aqui

Revoada para Resende-RJ (SDRS)

19 Ago 2011

Revoada para Resende-RJ (SDRS)

No próximo dia 27/08 haverá uma grande festividade no aeródromo de Resende-RJ (SDRS), o qual está comemorando 70 anos.  Nosso clube CEU foi convidado em particpar de...

Leia aqui

Clube CEU presta homenagem à mem…

18 Ago 2011

Clube CEU presta homenagem à memória de Armando Nogueira

    Era voando que o gênio das palavras, Armando Nogueira, dava asas à imaginação. Assista à reportagem especial produzida pelo canal EsporTV sobre as homenagens que produzimos em memória do aviador e...

Leia aqui

Convite para a Expo Aero Brasil …

13 Jul 2011

Convite para a Expo Aero Brasil 2011

A ABS Indústria o convida a voar até a Expo Aero Brasil 2011.

Leia aqui

Homenagem aos amigos aviadores d…

05 Jul 2011

Homenagem aos amigos aviadores do Clube da Aeronáutica e Festa Julina animam o fim de semana do clube

O Clube CEU foi palco de dois eventos de confraternização neste sábado, dia 02 de julho, com o encontro promovido pelos pilotos do clube para homenagear os Aviadores do Clube...

Leia aqui